Dissertações

MUITO ALÉM DE 90 MINUTOS: NARRATIVAS SOBRE O TRABALHO DE ATLETAS PROFISSIONAIS DO FUTEBOL

Mariana Rambaldi Do Nascimento – 2020 | Esta pesquisa tem por objetivo compreender as narrativas de atletas profissionais do futebol a partir dos conceitos teóricos da Psicodinâmica do Trabalho. Foram realizadas duas técnicas de coletas de dados com profissionais deste esporte: entrevistas semiestruturadas e LSP (Lego® Serious Play). Também participaram da pesquisa, em um primeiro momento, outros atores presentes no cenário do futebol, no intuito de conhecer a organização do trabalho e o ambiente em que os jogadores estão inseridos. A análise do material foi feita sob as diretrizes de Saldaña. Os resultados indicam que essa categoria de trabalhadores, pouco usual em pesquisas que abordam a saúde mental, está exposta a práticas de gestão produtivistas, vivenciando prazer e sofrimento no trabalho. Os atletas adotam estratégias defensivas para lidarem com o sofrimento desde os primeiros anos da carreira profissional, entretanto, em alguns momentos tal sofrimento pode desencadear patologias no trabalho. A qualidade do trabalho exercido no esporte pode dizer sobre a qualidade da cooperação, pois apesar de ser um ambiente
competitivo, quando os atletas conseguem criar vínculos e confiança no trabalho do outro, cria-se um ambiente prazeroso, em que a cooperação fortalece o coletivo de trabalho.

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PERCEPÇÕES SOBRE A SERVIDÃO APÓS A REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO

Maiara Oliveira Marinho – 2018 |Esta pesquisa discute em que medida a lei que regulamenta o trabalho executado no ambiente doméstico altera a condição de servidão das trabalhadoras mulheres. Por representarem uma continuidade histórica da escravidão, analisaremos as vivências de empregadas domésticas, cujo trabalho é exercido em condições reconhecidas como servidão, sujeitando-as a um alto risco de sofrimento psíquico, sobrecargas, adoecimento, baixos salários, entre outros. Partindo desse pressuposto, e para atingir o objetivo, foi utilizado um referencial teórico sobre a formação da classe trabalhadora livre no Brasil, a herança colonial escravista atribuída à atividade, a atuação do Estado que, através de legislação específica, tentou regulamentar a profissão, incluindo a incidência da servidão sobre algumas dimensões do trabalho. Por ser uma pesquisa de caráter explicativo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas abertas individuais com sete trabalhadoras domésticas, três com carteira assinada e quatro diaristas, cujos relatos representaram satisfação à pesquisadora para esta investigação. O tratamento e a categorização dos dados foram feitos através da análise de conteúdo, a fim de expor a fala dos sujeitos numa inferência sobre suas vivências enquanto domésticas, e sujeitos ofertantes de uma mão de obra barata, flexível e servil.

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O CANTO DA SEREIA: O DISCURSO ORGANIZACIONAL EM GESTÃO DE PESSOAS NAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR

Lorena Esteves de Oliveira – 2015 |As “Melhores Empresas para Trabalhar” é uma premiação feita tanto no território nacional quanto no internacional. As organizações participantes buscam, com essa premiação, divulgar seu trabalho e reproduzir uma imagem positiva na sociedade. Quer dizer, o que se busca, em bases gerais, é fazer um chamamento da subjetividade do sujeito. Isto, por vezes, mascara o sofrimento no ambiente de trabalho. Portanto, esta dissertação tem como objetivo inquirir como os discursos organizacionais em gestão de pessoas das organizações de grande porte do Rio de Janeiro nomeadas “Melhores Empresas para Trabalhar”, no ano de 2014, se apresentam nos órgãos públicos do trabalho e como este discurso se estrutura nas mídias digitais. Em um primeiro momento, este trabalho focou em como o discurso é construído na organização. Foram observados os aspectos ideológico, social e temporal, presentes no discurso. Percebeuse que estes participam dissimulando e regulando o discurso, no intento de esconder a violência e a coerção. No segundo momento, o enfoque está no aprofundamento do discurso organizacional em pessoas. Este capítulo segue a análise de que há uma distorção deliberada do conteúdo dentro do discurso, na organização. Esta forma de manipulação no interior do discurso em gestão de pessoas é construída através de, como este estudo mostra, carisma, eufemismos e sedução. Esta pesquisa foi realizada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Foi visto, enfim, no campo, que há e não há o “canto da sereia”, isto é, para aqueles que trabalham na organização, o canto pode ser percebido como ensurdecedor no que tange o discurso dissimulado e sedutor que prospera nos sites. Este discurso, de tom positivo, auxilia a mascarar problemas internos que contam com o dano moral e físico. O canto da sereia também pode ser compreendido como inaudito quando se trata do trabalhador terceirizado – tendo em vista que as mídias digitais se dirigem, majoritariamente, ao empregado da organização. Assim, o terceirizado se encontra dividido entre um discurso que fala do pertencimento e outro da invisibilidade.

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ASSÉDIO MORAL: UM ESTUDO DE CASO EM AGÊNCIAS DE UM BANCO DA CIDADE DE JUIZ DE FORA/MG

Abuaré de Almeida Machado Junior – 2013 | A presente dissertação tem como objetivo estudar como vem sendo discutido o fenômeno do assédio moral entre os trabalhadores bancários de um determinado banco da cidade de Juiz de Fora – MG, uma vez que notícias veiculadas na mídia nos mostram que, nesta cidade, existe assédio moral entre os bancários. Realizou-se uma pesquisa a fim de responder as seguintes perguntas: Como os bancários da cidade de Juiz de Fora estão discutindo a questão do assédio moral? Os profissionais fazem denúncias ao sindicato? Qual a posição do sindicato sobre o tema? Os bancários têm medo de represália ao denunciar? Diante de tais questões o estudo bibliográfico buscou conceituar o assédio moral, mostrando seu histórico, suas causas, consequências e o perfil dos assediadores; bem como fazer uma reflexão sobre o trabalho dos bancários. A pesquisa de campo, composta de questionários e entrevistas, analisados com a metodologia quali-quanti, foi realizada por amostragem em quatro agências de um banco particular, situadas na cidade de Juiz de Fora/MG.

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RECEITAS OU ASTÚCIAS? COMO GESTORES DESENVOLVEM COMPETÊNCIAS EM LIDERANÇA, NA PERSPECTIVA DA INTELIGÊNCIA PRÁTICA

Wagner Salles – 2013 | Na função gerencial, no aspecto interpessoal, encontra-se a liderança, cujos estudos geralmente propõem a construção de um perfil fixo ao gestor. Tais características tendem a posições radicais que podem ser categorizadas em quatro paradigmas: (1) quanto a uma habilidade apreendida, (2) a ações calculadas, (3) ao conjunto de qualidades ou (4) à formação da psiquê. Considerando estes estudos como prescritivos e levando em conta o contexto dinâmico da organização do trabalho gerencial, surge uma inquietação sobre como se desenvolvem as competências em liderança em meio às lacunas entre a prescrição e a realidade do trabalho gerencial. Assumindo a perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho, o enfrentamento do real gera um esforço para superar os obstáculos e encontrar soluções. Portanto, a inteligência prática está relacionada com o desenvolvimento das competências em liderança na função gerencial? Assim, supõe-se que a formação das competências em liderança na função gerencial estaria sujeita às astúcias do gestor em encontrar soluções práticas para atender à mobilização de pessoas no trabalho real. A estas astúcias evoca-se o termo grego métis para orientar o sentido aplicado. É, então, através dessa astúcia, dessa inteligência prática, que o indivíduo pode eventualmente ensinar como inventa, inova, cria e gerencia a parte real do trabalho. Partindo de um objetivo geral e de uma suposição que vão ao encontro de analisar o desenvolvimento das competências em liderança na função gerencial através da inteligência prática do gestor, esta pesquisa contou com uma metodologia essencialmente qualitativa e exploratória aplicando, por meio de entrevistas presenciais com gestores, o Método de Explicitação do Discurso Subjacente. Os resultados apresentaram grupos de análise nos quais foi possível compreender como se dá o espaço da inteligência prática quanto ao uso da métis, experiência singular e reconhecimento. Como categorias de análise, o campo apresentou duas competências em liderança que emergiram a partir da inteligência prática: o ouvir e a construção coletiva. As categorias indicaram que estas competências em liderança foram desenvolvidas a partir do desempenho dos gestores, nos contextos explorados, mediante o uso da inteligência prática no exercício da função gerencial.

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SARADOS E PRECARIZADOS: CONTRADIÇÕES NO TRABALHO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Deise de Jesus Soares Nunes – 2014 | O objetivo central desta pesquisa foi investigar como a precarização do trabalho, caracterizada por formas atípicas de contratação, pode afetar os aspectos da saúde física e mental dos professores de Educação Física. Esta pesquisa possui uma metodologia essencialmente quantitativa. Aplicou-se o Protocolo de Riscos Psicossociais do Trabalho – PROART, de forma presencial, individual e em grupo. Os resultados apresentaram as características do contexto de trabalho destes profissionais e sua influência nos aspectos da saúde física e mental dos professores de Educação Física. Todos os resultados da pesquisa apontaram para o desgaste físico desses profissionais. O ritmo de trabalho penoso foi considerado a principal causa dos danos da saúde física dos mesmos.

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EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES: COERÊNCIA OU CONTRADIÇÃO DE UM ESTADO EMPRESÁRIO?

José Antônio da Silva – 2014 | Esta pesquisa discute o conceito de ideologia gerencialista e como este conjunto de crenças e valores influência a administração pública brasileira atualmente. Como cenário para essa investigação, buscou-se estudar a recém-criada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), considerada uma alternativa para tentar solucionar os problemas de gestão dos Hospitais Universitários Federais. Todavia, questionam-se as possíveis consequências que um modelo empresarial – embora público – possa trazer para um ambiente hospitalar (e, principalmente, educacional), cujos norteadores são o ensino, a pesquisa e a extensão na área de saúde. Seria o modelo adequado para gerir essas unidades de saúde? Para responder a essa questão, foram analisados os documentos que estruturam a criação da empresa e propostas elaboradas para os Hospitais que a aderiram, fazendo seu emparelhamento com o referencial teórico estudado no decorrer dessa pesquisa de natureza qualitativa. Os resultados indicam contradições na adoção desse modelo, tendo em vista os diferentes papeis de um hospital universitário e de uma empresa, embora pública.

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IDEOLOGIA GERENCIALISTA VERSUS TRABALHO DOCENTE: UM DIAGNÓSTICO PAUTADO NO DISCURSO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR DAS ESFERAS PÚBLICA E PRIVADA

Leandro Santos Ximenes – 2015 | Este trabalho tem por objetivo apresentar um diagnóstico a respeito do trabalho docente em face da ideologia gerencialista disseminada no meio acadêmico, a partir do modelo neoliberal instalado no Brasil nos anos de 1990. Tal ideologia reflete o avanço do capitalismo na área educacional, e pode ser verificada em aspectos tais como a mercantilização do ensino, o discurso da flexibilidade e a consequente precarização do trabalho docente. Para este estudo, buscou-se investigar o discurso de professores do ensino superior de instituições públicas e privadas, utilizando-se o Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS), o qual indicou contradições no discurso explícito dos profissionais entrevistados e a emersão de valores pertinentes ao grupo pesquisado, caracterizadores de uma adesão ao domínio ideológico gerencialista. Dessa forma, verificou-se que esse domínio ocorre de forma sutil, afastando os profissionais docentes dos valores essenciais do ensino e do fazer acadêmico, e levando-os a reforçar esse sistema.

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A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA CONTRAMÃO DA AVALIAÇÃO DO TRABALHO E SEUS IMPACTOS NAS VIVÊNCIAS DE PRAZER E SOFRIMENTO DE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS

Cristiane do Vale Maia – 2016 |Esta pesquisa discute as consequências dos modelos de avaliação de desempenho atuais para o indivíduo e apresenta as relações entre esses métodos de aferição de desempenho e a avaliação do trabalho, sob a ótica da Psicodinâmica do Trabalho. Como cenário para esta investigação, analisamos as vivências de prazer e sofrimento de servidores de uma instituição pública federal, que desenvolveu uma sistemática de avaliação de desempenho individual, para fins de pagamento de uma gratificação de desempenho relevante na remuneração destes servidores, a partir da instituição legal da mesma. Para atingir o seu objetivo e partindo de um referencial teórico crítico acerca da desvalorização do trabalho ao longo do pensamento administrativo, bem como dos pressupostos ideológicos neoliberais e gerencialistas que levaram à Reforma do Estado, o presente estudo utilizou-se de uma análise documental da legislação que instituiu a gratificação de desempenho para diversas carreiras da Administração Pública Federal e de entrevistas individuais e semiestruturadas com servidores das duas principais diretorias finalísticas de uma dessas instituições. Os resultados apresentaram cinco núcleos de sentido, que indicam características de uma organização do trabalho tipicamente taylorista, além de uma avaliação revestida de aspectos altamente objetivos, caracterizada por um viés instrumental e produtivista, sem espaço para a subjetividade e, portanto, na contramão da avaliação do trabalho.

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